“Musicar na Educação” por Dulce Silva

Considerar a música como um elemento importante na educação e formação das crianças e jovens, parece ser um lugar-comum. Explicar o porquê e reflectir sobre os melhores modos de o fazer é que parece ser mais difícil.

Reflectindo sobre a importância da Educação Musical para a formação global da pessoa, do ponto de vista cultural, estético, artístico, intelectual e até motor, e fazendo também algumas propostas gerais do ponto de vista metodológico e pedagógico, Dulce Silva trouxe “um pouco de música” ao Cooltiva-te desta semana.

Emergindo facilmente o diálogo entre os presentes, a escola foi abordada enquanto espaço privilegiado de sensibilização e formação básica desta forma artística, conferindo uma base de interesse e de conhecimento sólido aos potenciais talentos musicais (que deverão fora da escola complementar a sua formação) e, por outro lado, oferecendo aos não vocacionados para a música uma experiência de desenvolvimento pessoal através das qualidades pedagógicas que esta forma de arte possui.

Porque “a escola que canta, encanta”, e apesar de ser considerada uma disciplina não-nuclear, não devemos negligenciar a importância da Educação Musical, desejando e promovendo uma qualidade do seu desenvolvimento na educação cada vez maior.


Apresentadora: Dulce Silva
Evento: Cooltiva-te XIV
Data: 3 de Outubro de 2010

Anúncios

One response to this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: