“A melhor altura para começar uma empresa” por Felipe Ávila da Costa

Perante a ideia comum de que a crise actual constitui um entrave de peso ao empreendedorismo, pelas dificuldades económicas que impõe, como os obstáculos ao acesso ao crédito bancário, os elevados índices de desemprego bem como a empregabilidade precária, Felipe Ávila da Costa trouxe a esta sessão do Cooltiva-te uma visão diferente e optimista. Onde a maioria das pessoas vê dificuldades e factores desmotivadores, um empreendedor vê oportunidade!

Assim, Felipe focou o seu discurso nos factores necessários para empreender (i.e. uma boa ideia, recursos financeiros, talento e competência, formação e informação, espaços físicos onde trabalhar e concretizar as ideias) e discutiu as oportunidades actuais associadas a cada uma dessas necessidades.

Porque nem sempre sabemos como e onde dar resposta a estas necessidades, o orador proporcionou-nos a exposição de criativos modos de o fazer, referindo a Technology Transfer como modo de encontrar e desenvolver ideias de entidades/centros de investigação que aguardam quem tenha recursos e tempo para o fazer; alguns apoios financeiros, nacionais e internacionais, de apoio a projectos inovadores e de qualidade, como o Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, o FINICIA, o 7PQ e o QREN, entre outros; blogs, livros, eventos e cursos que proporcionam a informação e a formação dos empreendedores (blogs como o n’Ship.org e onstartups.com, conferências como a Talks 2.0, o TEDxTalks, e os mestrados e pós-graduações que as universidades proporcionam); e por fim, foi referido o recurso ao apoio que incubadoras de empresas podem dar, dando especial relevo ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto – UPTEC, que possui reconhecido valor no apoio ao Empreendedorismo em Portugal, especialmente na zona norte do país.


Apresentador: Felipe Ávila da Costa
Evento: Cooltiva-te XII
Data: 04 de Julho de 2010

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Jorge Ramalho on Julho 12, 2010 at 10:15 am

    Um conjunto de informações de elevada importância. Mantendo-nos actualizados, com a indicação dos meios ao dispor, para realização de projecto que no futuro poderão ser de grande relevância.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: