“Contra a Felicidade – Em defesa da melancolia” por Luísa Graça

Procurando um novo olhar sobre a melancolia, descobrindo nela as potencialidades de “telescópio da verdade”, de motor da criatividade, e de elemento vital indispensável a uma existência completa, Luísa Graça trouxe ao Cooltiva-te a visão inovadora e talvez um pouco “contra a corrente”, de Eric G. Wilson.

Neste retrato da realidade americana (cujos traços essenciais no assunto abordado identificamos facilmente na realidade europeia), a felicidade é permanentemente fomentada através de um idílico padronizado, onde impera a superabundância de ofertas comerciais, desde livros de auto-ajuda com receitas para a felicidade, de bens materiais que oferecem alegria, de experiências zen que recuperam a paz interior, até às bebidas, comidas e comprimidos, enquanto eficazes eliminadores da tristeza.

Afirmando que a eliminação da melancolia do mundo representa um cenário apocalíptico da existência humana que desembocará na estagnação, na ausência de inovação, na incompreensão do mundo, na inexistência de sentido, na destruição da dinâmica completude da vida, no vazio, no efémero, na eliminação da arte e do génio humano, Eric G. Wilson permitiu assim que no cooltiva-te a polémica fosse lançada, abrindo espaço à reflexão, à discussão e à comunicabilidade sobre a “derradeira realidade”.


Apresentadora: Luísa Gagliardini Graça
Evento: Cooltiva-te XI
Data: 20 de Junho de 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: