“Cidadania 2.0 – A Visão de um informático” por Vítor Silva

Vítor Silva, informático de formação e profissão, trouxe ao Cooltiva-te uma visão inovadora sobre a necessidade de transparência e acessibilidade da informação pública, enquanto elemento chave na construção de uma sociedade informada, confiante e participativa. Para que tal seja possível, é fundamental que a informação não só esteja acessível a toda a gente, como também inteligível, completa, actualizada, atempada, referenciável, não proprietária, licence-free, machine-readable e processável.

É um direito e, simultaneamente, um dever de cidadania, não só ter acesso à informação pública, como também a possibilidade de a tratar e analisar por diversos meios e ferramentas que tenha ao seu dispor.

Para isso, uma participação activa dos cidadãos juntos dos organismos públicos é fulcral, no sentido de questionar e solicitar o acesso a informação como planos de actividades, orçamentos, actas de reuniões, inventários e relatórios, bem como no sentido de requerer que os formatos de tal informação sejam acessiveis e possíveis de trabalhar informaticamente.


Apresentador: Vítor Silva
Evento: Cooltiva-te XI
Data: 20 de Junho de 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: