“Capoeira Angola” por Irmãos Guerreiros

É nas tradições dos escravos que vieram de Angola para o Brasil onde encontramos as raízes mais ancestrais da capoeira ou “brincadeira de Angola”, assumindo nesta fase um carácter de luta promotora do desenvolvimento das capacidades de defesa e ataque dos seus praticantes (nessa fase, escravos) que, camuflando o seu treino numa aparência de dança, se protegiam das autoridades que os controlavam.

Com o evoluir dos tempos e, por isso, das tradições, a capoeira chegou a todo o Brasil e, posteriormente ao resto do mundo, emergindo até aos dias de hoje uma actividade muito mais abrangente, com uma enorme diversidade de manifestações e, até, com um registo grandemente comercial. É neste sentido que, segundo os Irmãos Guerreiros, quando tentamos definir a capoeira, com facilidade nos arriscamos a ser, no mínimo redutores: ela é luta, mas também desporto, arte, dança, poesia, filosofia ou espiritualidade.

A Capoeira Angola pressupõe a procura de uma imensa fidelidade às origens mais remotas desta prática, sendo os seus gestos, movimentos, canções e ritmos, muito peculiares e um pouco diferentes do que estamos habituados.

Ao som do berimbau, do pandeiro e do agogo, foi-nos proporcionado no cooltiva-te um momento verdadeiramente inspirador e entusiasmante de representação deste modo de praticar capoeira, na qual todos puderam participar seja cantando, seja marcando o ritmo ao som das palmas, seja simplesmente pela alegria que todos expressaram nos olhos e nos sorrisos por fazer parte deste momento.


Apresentadores: Grupo Irmãos Guerreiros
Evento: Cooltiva-te X
Data: 23 de Maio de 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: