“O mundo através duma objectiva” por Carlos Moreno

A fotografia constitui um modo de representação da realidade e permite-nos guardar e recriar o modo como captamos e interpretamos o nosso mundo. Do mesmo, ela está intimamente ligada às nossas experiências e memórias, podendo assumir-se como um arquivo de vivências mais ou menos marcantes das nossas vidas.

Fotógrafo de profissão, Carlos Moreno disponibilizou-nos algumas “dicas” para que façamos das nossas fotografias de férias, de viagens ou de aniversários, registos imagéticos de qualidade (ou pelo menos de maior qualidade).

Assumindo as características das máquinas digitais comuns, o orador desafiou-nos a transcender o “modo automático”, explorando as capacidades manuais de qualquer máquina, como por exemplo o ISO (sensibilidade da máquina para a captação de luz), a captação da luz pretendida no momento de focagem da imagem (através do primeiro clique no botão do disparo), e a utilização da regra dos terços, para um melhor enquadramento daquilo que é fundamental em cada fotografia.

Através da exposição do seu trabalho, pudemos contemplar diferentes imagens com características e interesses específicos, como por exemplo fotografias com intenções puramente gráficas, representações de mensagens ou emoções intensas, captações mais naturalista da realidade, ou exploração das formas e do movimento do corpo humano.


Apresentador: Carlos Moreno
Evento: Cooltiva-te VIII
Data: 18 de Abril de 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: