“Energia Nuclear – Sim ou Não?” por Leonor Martins

A energia nuclear é conseguida através da denominada reacção de fissão induzida nos átomos radioactivos de urânio, pela adição de neutrões. Tal reacção, que consiste na divisão de um átomo em dois, tem como consequência a libertação de energia que poderá posteriormente ser armazenada e utilizada pelo homem nas suas variadas actividades.

Após esta explicação introdutória do que se trata afinal a energia nuclear, a oradora Leonor Martins apresentou alguns prós e contras relativamente à produção e utilização deste tipo de energia, dando assim início a uma interessantíssima reflexão e discussão colectiva sobre o tema.

Se por um lado a produção de energia nuclear proporciona a existência de uma fonte de energia alternativa ao petróleo, sem emissão de gases causadores do efeito estufa, sendo que além disso, cada 0,5kg de urânio enriquecido equivale a 4 milhões de litros de gasolina em termos energéticos… Por outro lado a utilização desta substância radioactiva apresenta mais perigos na sua utilização (quer pelo seu transporte, quer pela eventualidade de acidentes). Além disso, a produção de energia nuclear, que já em si é bastante dispendiosa do ponto de vista do investimento e da manutenção, tem como consequência a criação de resíduos perigosos cuja gestão e deposição ainda não têm solução à vista.

A questão foi levantada, as opiniões divergiram e o debate enriqueceu-se, porque todos ganhámos em informação e reflexão.

Apresentadora: Leonor Martins
Evento: Cooltiva-te V
Data: 21 de Fevereiro de 2010

Anúncios

2 responses to this post.

  1. a propósito deste tema sugiro a leitura deste boletim publicado por José Carlos Marques da Campo Aberto
    http://www.campoaberto.pt/2010/02/24/sol-sorridente-boletim-antinuclear/

    Responder

  2. […] Em relação ao nuclear e considerando todos os pros e contras que estão bem ilustrados nesta apresentação (ultima página) de uma sessão do cooltivate (uma espécie de mini-ted que se tem realizado no porto) e em que só […]

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: