“A cor e os seus efeitos psicológicos” por Jorge Ramalho

A cor, ao ser captada pelo globo ocular, transmite estímulos sensoriais ao cérebro assumindo assim a capacidade de provocar no homem sensações de prazer ou desprazer, de energia ou marasmo. Defendendo a ideia de que “a cor é a música do silêncio”, Jorge Ramalho despertou-nos para a importância da luz e das cores no nosso dia a dia, no nosso estado de espírito e na nossa personalidade.

Porque a cor transmite, além de sensações estéticas, energia, devemos decorar os espaços onde nos movemos em função do tempo em que neles permanecemos e das sensações que queremos potenciar. Assim, cores vivas e quentes podem ser um bom estímulo à vivacidade, à actividade. Contudo, se as colocarmos intensamente em espaços onde permanecemos longos períodos de tempo (local de trabalho, sala de estar, quarto de dormir), podemos despoletar com o tempo reacções de hipersensibilidade que induzirão stress, irritabilidade, nervosismo, hiperactividade, agressividade, dificuldade de concentração, insónia, perda do apetite, entre outros.

No seio desta reflexão, o orador referiu ainda a importância de todos estes aspectos no desenvolvimento da personalidade das crianças, em ambientes por elas frequentados.

Em suma, a cor deve ser utilizada de forma contida e pontual, permitindo-nos sempre a possibilidade de mudança e adaptação, em busca do equilíbrio e da harmonia que contemplamos na natureza e dos quais necessitamos.

Apresentador: Jorge Ramalho
Evento: Cooltiva-te V
Data: 21 de Fevereiro de 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: