“Linguagem Corporal” por Felipe Ávila da Costa

Na comunicação entre os homens, a linguagem corporal – os gestos, as expressões, os espaços delimitados – ocupa uma percentagem fundamental e contribui para uma compreensão mais abrangente da mensagem. A apresentação de Felipe Costa, que se inspirou na obra Linguagem Corporal de Allan & Barbara Pease, permitiu-nos explorar alguns aspectos da linguagem corporal, nomeadamente, o significado de certos gestos, a importância de algumas partes do corpo na comunicação – como o caso das mãos – e a relevância das diferenças culturais na manifestação dos gestos. Muitas das vezes inconscientes, os nossos gestos, sempre que lidos em contexto, como ressalvou o orador, permitem-nos intuir estados de espírito, modificar o ambiente à nossa volta e actuar sobre ele e sobre os nossos interlocutores.

Apresentador: Felipe Ávila da Costa
Evento: Cooltiva-te III
Data: 17 de Janeiro de 2010

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Miguel on Março 4, 2010 at 3:18 pm

    De onde veio a fonte para 3 regras básicas de leitura?
    Espelhamento = mirroring. (existem mais versões que a tradução) é diferente de sincronia.

    Pontualmente útil ? Porquê pontualmente?

    Vejo muito só baseado no livro de Allan Pease. Estes comentários vêm só no âmbito de querer trocar experiências. Já agora, qual o background do Senhor Costa nestas matérias?

    Mt obrigado

    Responder

  2. Posted by felipeacosta on Março 4, 2010 at 4:11 pm

    Caro Miguel,

    pelas suas questões, acredito que lhe falte algum contexto relativamente a esta apresentação. Como poderá ver na descrição do Cooltiva-te…

    “Nascido de um interesse comum pela partilha de conhecimentos e saberes e pela divulgação generalizada da cultura, o grupo Cooltiva-te é um grupo aberto que pretende, quinzenalmente, num espaço ameno e em ambiente relaxado, debater assuntos da actualidade, apresentar resultados de investigações pessoais e desinteressadas, oferecer pequenos concertos musicais, expor impressões sobre leituras, reflectir sobre temas éticos, apreciar e criticar construtivamente as performances dos oradores.”

    … esta apresentação pretende fazer uma análise superficial das questões ligadas a linguagem corporal para os membros do Cooltiva-te, tendo por base o livro “Linguagem Corporal” do Allan e Barbara Pease e experiências pessoais do orador. Assim, a apresentação tem e terá o peso que têm e não mais.

    Convido-o a estar presente numa sessão do Cooltiva-te para nutrir os nossos debates com as suas questões e opiniões.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: